Foto do Perfil

Provisão

online
X

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.

X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: A relação entre saúde mental e visão: como o estresse e a ansiedade afetam seus olhos Banner Mobile: A relação entre saúde mental e visão: como o estresse e a ansiedade afetam seus olhos

Blog

A relação entre saúde mental e visão: como o estresse e a ansiedade afetam seus olhos

A Relação entre Saúde Mental e Visão: Como o Estresse e a Ansiedade Afetam seus Olhos

É impressionante observar como nosso corpo reage aos inúmeros sentimentos que estamos sujeitos a ter no dia a dia, como o estresse, a ansiedade, o medo e as pressões sociais. Nosso organismo é impactado de diversas formas, reagindo, por vezes, com dores físicas e até mesmo doenças. Por isso, cuidar da saúde mental é uma necessidade para nos mantermos saudáveis, com o corpo, a alma e até a visão em sintonia com o bem-estar.

No conteúdo de hoje, vamos entender como transtornos como estresse e ansiedade podem resultar em problemas oculares, afetando seus olhos e, por consequência, a qualidade de vida. Conheceremos os sintomas, a importância de se cuidar e daremos dicas para que você estabeleça uma relação equilibrada entre as emoções do dia a dia e o seu corpo, diminuindo as chances de ser afetado por problemas resultantes de ansiedade ou estresse.

Uma boa leitura para todos.

O estresse e a ansiedade afetam a saúde dos olhos


O estresse é um dos maiores males da sociedade atual, não é verdade?

As pressões sociais e profissionais, além do próprio dia a dia atribulado, colaboram para estarmos sempre andando sobre uma linha tênue que separa o bem-estar de situações de estresse, ansiedade, tristeza, dentre outras sensações capazes de interferir na saúde, diminuindo a imunidade, e facilitando o surgimento de problemas físicos e doenças.

Essas situações podem também afetar a visão de diversas formas: gerando coceiras, vermelhidões, dores de cabeça, ardências e até mesmo visão turva.

Entendendo melhor o estresse


Podemos definir o estresse como uma reação natural do organismo a situações conturbadas, de ameaça, perigo, revolta, irritação ou raiva.

Nesses momentos, o organismo libera altos níveis de adrenalina e cortisol, hormônios de ação e atenção, que permitem que dar continuidade às atividades do dia, mesmo com uma carga mais pesada de tensão. A situação fica mais grave quando essas ocorrências passam a ser frequentes, pois o corpo passa a sofrer com desregulação hormonal e um intenso estado de tensão, que tendem a gerar problemas de pressão arterial, má qualidade do sono, respostas musculares indesejadas e também problemas com a capacidade de enxergar bem.

Estresse e os problemas oculares


Alguns dos distúrbios oculares comuns provocados pelo estresse:

Fadiga Ocular

Muitas horas de trabalho ou estudo em frente ao computador, além de esforços para realizar leituras ou para dirigir, podem afetar os olhos com o que chamamos de fadiga ocular. Os sintomas vão desde visão embaçada e dor de cabeça, até dor nos olhos, olhos secos, lacrimejamento, irritação na visão, fotofobia e miopia induzida.

Serosa Central

A Serosa Central é uma doença que atinge a região interna da retina, chamada de mácula, afetando um ou os dois olhos e fazendo com que a visão fique embaçada ou distorcida, desenvolvendo manchas acinzentadas. A ansiedade e o estresse são os principais fatores desencadeantes da doença.

Blefaroespasmo

O Blefaroespasmo pode ser definido como sendo uma contração anormal, involuntária e repetitiva das pálpebras dos olhos. Entre as suas possíveis causas está o estresse ou situações de muita pressão ou tensão, gerando o tensionamento dos nervos faciais.

Estratégias práticas para reduzir o estresse e proteger sua visão


O primeiro passo para combater todos os males que o estresse e a ansiedade provocam no corpo, incluindo os problemas oculares, é procurar ajuda profissional.

Aqui no Hospital Provisão, temos uma equipe de especialistas dedicada a cuidar da saúde dos olhos, visando o bem-estar e a qualidade de vida, para que cada pessoa possa desfrutar o melhor que a visão tem a oferecer.

Grande agravante do estresse e da ansiedade, a má qualidade do sono precisa ser combatida, já que dormir mal dá origem a uma série de problemas emocionais e de saúde, que podem resultar em distúrbios oculares também.

Uma boa hidratação ajuda a equilibrar o corpo em relação à produção de hormônios causados por estresse. Outra prática muito benéfica é a de técnicas de relaxamento que beneficiam os olhos, como o Trataka. Essa técnica, também conhecida como Yoga para os olhos, ajuda no relaxamento ocular.

Conclusão

Vimos neste conteúdo como a saúde mental é importante para que o corpo funcione perfeitamente. E que, em situações de grande estresse, o corpo reage, da pior forma possível, causando danos, inclusive à visão.

Compartilhe com os amigos!

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Provisão em seu e-mail.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade
e os Termos de Serviço do Google se aplicam.