Provisão
onlineOlá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.
Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.
Blog
É inquestionável que vivemos hoje em um mundo revolucionário, moderno e que décadas atrás era inimaginável. Celulares inteligentes, notebooks leves, tablets potentes, computadores de mesa high tech, dentre outras ferramentas que estão no nosso dia a dia para melhorar nossas vidas pessoais e profissionais, mas que trazem um alerta importante sobre nossa saúde ocular: a era digital apresenta riscos e a exposição excessiva à luz azul é um grande exemplo disso.
Neste conteúdo vamos entender quais riscos são esses que assumimos ao vivenciar esse mundo moderno, cheio de ferramentas tecnológicas, que podem prejudicar e muito nossos olhos.
Conheceremos os perigos da chamada luz azul, presente quando somos expostos à luz do sol, mas que também se encontra em aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets.
Por fim, conheceremos meios para nos proteger e conciliar o uso destas maravilhosas invenções humanas com a nossa saúde ocular, física e mental.
Vamos começar?
Quando paramos para pensar no ritmo da vida moderna, logo vem à cabeça uma série de efeitos colaterais relacionados ao uso excessivo de aparelhos tecnológicos:
Má postura corporal;
Baixa qualidade do sono;
Cansaço dos olhos;
Sobrepeso;
Ansiedade e mais alguns efeitos.
Essa rotina contemporânea de trabalho excessivo e vício em aparelhos como televisão, smartphones e notebooks traz muitos riscos para nossa saúde física e mental, e um dos órgãos que mais sofrem com as consequências são nossos olhos.
Não é preciso ser especialista para deduzir que o contato excessivo dos olhos com iluminação artificial tende a gerar danos para a visão.
A chamada luz azul é um tipo de luz visível, presente em fontes de iluminação artificial, como eletrônicos, que emitem uma radiação na frequência da cor azul, daí esse nome.
Ela também está presente de forma natural no sol e não é necessariamente uma vilã para a nossa visão.
A luz azul natural é uma das responsáveis pela produção de vitamina D, que tanto precisamos para viver, além de ajudar na regulação do ciclo circadiano, que contribui muito para mantermos nosso ciclo de sono saudável.
Entretanto, o excesso de exposição à luz azul artificial tende a gerar problemas oculares como:
Fadiga ocular (cansaço por mantermos nossa visão fixa em algum ponto por longos períodos);
Sensação de olho seco (ressecamento da superfície ocular, da córnea e da conjuntiva);
Visão turva (Falta de nitidez ao tentar enxergar, de perto ou de longe);
Degeneração macular (doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina.).