X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: Saiba o que é Buraco Macular ou Buraco da Mácula e descubra se ele tem cura Banner Mobile: Saiba o que é Buraco Macular ou Buraco da Mácula e descubra se ele tem cura

Blog

Saiba o que é Buraco Macular ou Buraco da Mácula e descubra se ele tem cura

Acordar e perceber que a visão está embaçada, distorcida ou pouco nítida deve ser uma das experiências mais angustiantes que existem, não é verdade? Quando uma situação assim acontece, você deve ir imediatamente ao oftalmologista para investigar o caso, identificar o problema e buscar a melhor solução ou tratamento. Isso porque são várias as doenças oculares que podem nos acometer e, dentre elas, se destaca o buraco macular.

Para nossa sorte, a medicina tem evoluído tanto que praticamente todos os problemas dos olhos possuem tratamento. Mas será que o buraco da mácula também está neste grupo de doenças que tem cura?

Neste conteúdo vamos conhecer mais detalhadamente este problema, conhecer seus sintomas e descobrir se há tratamentos e quais são eles. Vamos começar?

O que é o buraco macular?

O buraco macular é uma doença ocular que atinge o centro da retina, que é responsável por uma parte muito relevante de nossa visão. É lá na retina que se encontra a mácula, e daí vem o nome desta enfermidade.

A doença acaba formando um buraco gradativo que prejudica o centro da visão, causando perda gradual da mesma. 

É importante entender que esta região concentra a maior quantidade de células visuais, e por isso que o buraco da mácula causa efeitos como perda da nitidez da visão central, distorção das imagens ou então uma dificuldade grande para ler.  

Somente depois da avaliação de um oftalmologista que podemos ter o diagnóstico de buraco macular, daí a necessidade de sempre visitar um especialista e fazer exames de rotina.

O médico vai conseguir diagnosticar o buraco macular através de exames como o mapeamento de retina, retinografia, angiografia de retina e tomografia de coerência óptica.

O que pode causar o buraco macular? 

Devemos ressaltar que a doença é causada sobretudo pelo envelhecimento natural, ou seja, é uma doença mais comum em pessoas acima de 60 anos de idade.

Nessa fase da vida a doença pode ser causada por algumas situações:

  1. Descolamento do vítreo posterior; 

  2. Retinopatia diabética;

  3. Trauma ocular;

  4. Alta Miopia; 

  5. Franzido macular (tecido cicatricial na mácula);

  6. Doença de Best (condição hereditária que causa dano macular).

O buraco macular pode se desenvolver em um dos olhos somente ou nos dois olhos. Essa informação importa porque normalmente quando a doença acomete somente um dos olhos o paciente tende a demorar a sentir os sintomas, já que ele continua enxergando bem com o outro olho.

Entretanto, se a doença atingir os dois olhos as queixas serão mais imediatas, já que a visão será mais rapidamente prejudicada.

Quais os sintomas do buraco da mácula?

Essa pergunta é essencial para que você consiga entender como anda a sua visão e se ela precisa de uma avaliação mais aprofundada de um oftalmologista.

No geral, os sintomas do buraco da mácula são:

  • Perda da nitidez da visão central;

  • Dificuldade para ler;

  • Maior dificuldade para dirigir;

  • Imagens distorcidas;

  • Visão com tortuosidade. 

Todos vão ter buraco macular?

Já que falamos que o buraco da mácula tem relação com o nosso processo de envelhecimento, uma pergunta acaba sendo inevitável: todos nós teremos esta doença?

A resposta é não. A doença não é tão comum, mas sim, ela é associada ao envelhecimento. Há também uma tendência desta doença acometer mais mulheres que homens. 

Buraco macular tem cura?

Chegamos então à pergunta mais importante que você está fazendo: será que a doença tem cura? Será que existe algum tratamento eficaz contra o buraco macular?

A resposta é sim, há tratamentos bastante eficazes contra a doença, e quanto mais cedo ela for diagnosticada, maiores serão as chances do paciente ter a sua visão restabelecida integralmente, voltando inclusive aos níveis normais.

A principal forma de tratar o buraco macular é através da vitrectomia, cirurgia que retira o vítreo e as trações que causaram a abertura do buraco, e logo depois se aplica um conteúdo com gás que possibilita a cicatrização do buraco.

A cirurgia de vitrectomia é indolor, feita com anestesia local mais sedação. O procedimento cirúrgico dura cerca de uma hora e a recuperação pode levar algumas semanas até que o gás seja totalmente reabsorvido.

Pós-operatório para buraco da mácula

Um dos momentos mais importantes de todo o processo de tratamento feito em paciente com a doença é o pós-operatório. Vimos que a cirurgia acontece geralmente de forma tranquila e é indolor.

Entretanto, é preciso que o paciente siga todas as orientações do oftalmologista para que durante o pós-operatório não aconteçam infecções ou outros problemas.

Dentre as medicações receitadas pelo médico, estão normalmente anti-inflamatórios e analgésicos, caso o paciente sinta algum desconforto.

A recuperação acontece em casa, com repouso, aplicação das medicações sugeridas, e posicionamento dos olhos da forma orientada pelo médico.

Desta forma, a tendência é que a visão seja recuperada ao longo dos dias, enquanto a bolha de gás vai sendo reabsorvida, o que pode durar de 2 semanas a 6 meses.

Conclusão

O buraco de mácula é mais uma doença ocular que se apresenta, prejudicando a nossa visão e criando desconforto para nossas vidas.

Seus sintomas são bem fáceis de serem observados, mas quando a doença acomete somente um dos olhos o processo é dificultado, pois não sentimos tanto os efeitos negativos do problema.

Por isso é fundamental visitas regulares ao médico oftalmologista, pois vimos aqui que quanto antes for diagnosticado o problema, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

A vitrectomia, a cirurgia sugerida para casos de buraco macular, é indolor, e seus riscos incluem infecção e descolamento de retina, e os dois casos são tratáveis. Outro potencial risco é o desenvolvimento de catarata.

O pós-operatório demanda muito cuidado e atenção do paciente, que deve seguir à risca todas as recomendações do oftalmologista.

Gostou do conteúdo?  Continue conosco, temos muitos outros conteúdos sobre saúde ocular.

Está passando por alguma situação incômoda nos olhos e deseja marcar uma consulta com especialista? Entre em contato conosco! 

Aqui na Provisão temos uma equipe empenhada em cuidar da saúde dos seus olhos, visando o bem-estar e qualidade de vida.

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Provisão em seu e-mail.