X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos? Banner Mobile: O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos?

Blog

O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos?

Você chegou aos 40 anos e começou a sentir uma dificuldade maior para enxergar de perto? Não precisa ficar desesperado, pois é muito provável que você esteja com presbiopia, também chamada de “vista cansada”. Essa condição, que é absolutamente comum a partir desta faixa etária, tem algumas opções de tratamentos.

Nosso artigo de hoje vai explicar de forma mais detalhada como este problema oftalmológico desencadeia em nossas vidas. Vamos conhecer os sintomas, as causas, o diagnóstico, e por fim conheceremos os tratamentos disponíveis para enfrentar a presbiopia. Estão prontos?

Mas antes de começar, fica a dica: se estiver com algum incômodo ou dificuldade para enxergar, não hesite em buscar ajuda com profissionais qualificados.

Aqui na Provisão, setor oftalmológico do Hospital Almodin em Maringá, Paraná, temos como missão oferecer serviços especializados em saúde ocular.

O que é a presbiopia?

A presbiopia, ou “vista cansada”, aparece por volta dos 40 anos porque o cristalino, ou a lente do olho, vai perdendo a sua flexibilidade, e vai ficando cada vez mais difícil focar em objetos próximos.

O que acontece nesta situação? O seu braço vai esticando, para permitir que seus olhos enxerguem com mais clareza.

É um problema que causa muito desconforto porque muitas pessoas que nunca precisaram fazer uso de óculos durante toda a vida irão passar a ter essa necessidade.

Podemos afirmar que a presbiopia inevitavelmente vai acometer você, e quando isso acontecer as opções de tratamentos serão apresentadas.

Quais os sintomas que a presbiopia pode apresentar?

Falar de sintomas em problemas oftalmológicos requer bastante cuidado e atenção. Isso porque há sintomas que podem ser sinais de diversos problemas de visão, e somente um olhar profissional vai conseguir diagnosticar o que está acontecendo de fato contigo.

Mas em regra os sintomas de presbiopia são:

● Uma dificuldade para focar objetos de perto, ou de ler um livro, ou entender a bula de uma medicação, é o principal sintoma de presbiopia;

● Dores de cabeça que surgem após realização de tarefas que demandam você forçar a visão de perto;

● Necessidade de ter mais luz para conseguir uma experiência mais satisfatória com a visão de objetos muito próximos;

● Necessidade de se afastar mais do objeto para que a visão seja minimamente satisfatória.

Outros sintomas possíveis:

● Visão borrada;

● Manchas de visão de perto;

● Vermelhidão e lacrimejamento;

● Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas.

O que leva alguém a ter presbiopia?

Já falamos aqui que a presbiopia é um condicionamento natural do envelhecimento, e que por isso é inevitável e todos nós passaremos por esta situação em algum momento de nossas vidas.

Porém, há outros fatores que podem desencadear um quadro de presbiopia:

● Diabetes;

● Anemia;

● Esclerose Múltipla;

● Tabagismo.

Entre o grupo de predispostos podemos incluir também os pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e antidepressivos, ou que passaram por traumas e cirurgias intraoculares.

Como a presbiopia é diagnosticada?

É aqui que entra em cena o trabalho do oftalmologista, que vai fazer alguns exames para detectar essa condição.

O oftalmologista tende a começar realizando uma série de testes visuais, incluindo a medição da acuidade visual de perto e de longe, para avaliar a capacidade do paciente de focar em diferentes distâncias.

Caso haja alguma dúvida ou necessidade de mais detalhamentos sobre a condição do paciente, o médico pode também realizar o exame de refração, fazendo a pessoa ler letras ou números em uma tabela à distância e próxima.

Enquanto o paciente faz a leitura, o médico vai ajustando diferentes lentes para encontrar a correção adequada para a visão de perto.

Como tratar a presbiopia?

Chegamos então a grande questão: a presbiopia tem cura ou algum tratamento eficaz?

Bem, essa condição oftalmológica não tem cura, mas nem por isso devemos ficar tristes. Isso porque é possível corrigi-la e estabilizá-la com métodos que compensam a dificuldade em focalizar de perto. 

Esses métodos são:

● Lentes de contato;

● Óculos de grau;

● E as cirurgias.

O uso de óculos para tratar presbiopia 

O uso de óculos normalmente é a escolha inicial e mais utilizada pelos oftalmologistas para tratar a presbiopia. 

Esses óculos também são conhecidos como óculos de leitura ou de vista cansada. Eles possuem lentes convexas que ajudam a focar a luz corretamente na retina, compensando a perda de flexibilidade do cristalino. 

A vantagem deste tipo de tratamento é que, com toda a certeza, é uma opção rápida e mais prática para corrigir o problema, sendo por isso a mais comum. 

Pesa contra este tratamento o fato de que muitas pessoas não se adaptam com o seu uso diário, sofrendo incômodos constantes.

O uso de lente de contato para tratar presbiopia

A lente de contato possui a mesma função que o óculos de leitura, ou seja, serve para corrigir a visão de perto. 

Acontece que há pacientes que se adaptam melhor ao uso de lentes, se comparados com o uso de óculos.

As lentes de contato podem ser multifocais ou lentes de monovisão.  A técnica da monovisão é uma correção baseada no uso de lentes distintas: uma que cria melhor visão de perto em um olho e outra que melhora a visão à distância. 

A vantagem é que ela se adapta melhor para a maioria das pessoas. A grande desvantagem é que elas demandam um cuidado muito maior com a higiene, já que ficam em contato direto com a superfície do globo ocular, diferente dos óculos.

Cirurgia para tratar a presbiopia

Para quem quer uma solução mais definitiva, é possível realizar a cirurgia refrativa, como o implante de lentes intraoculares multifocais. Uma boa técnica, geralmente executada após os 50 anos de idade, quando o paciente já deve ter alguma opacificação do cristalino.

Hoje com as lentes Premium trifocais e EDOF, de foco prolongado, os pacientes ficam bem satisfeitos. Existe também a correção com Excimer laser, que é excelente técnica para os présbitas mais jovens, entre 40 e 50 anos de idade. Uma técnica menos invasiva, de preço mais acessível, de recuperação rápida, operando-se os dois olhos no mesmo dia , retorna ao trabalho com 24 a 48 horas. Durabilidade em torno  de 10 anos, podendo durar mais tempo, enquanto não se desenvolver a catarata. 

A técnica chamada Presbylasik, usa o laser de femtosegundo para criar o acesso ao estroma corneano e o excimer laser faz uma ablação tornando a córnea prolada no centro e aumentando seu raio periférico, o que provoca um foco prolongado. 

É uma cirurgia chamada de Micro Monovisão Avançada, que consegue dar 20/40 para longe e J1 para perto, sem perda da estereopsia.

Esses procedimentos cirúrgicos são bem seguros e possuem taxas de sucesso acima de 90%. Entretanto, nem todos os pacientes se encaixam nos pré-requisitos, e por isso é tão importante o auxílio de um oftalmologista, na avaliação dos exames pré operatórios.

Entendendo a técnica iLASIK

LASIK é a abreviação de Laser in situ Keratomileusis ou Ceratomileusis assistida por laser. 

Sua técnica remodela a forma da córnea para reduzir ou eliminar a presbiopia. Somente um cirurgião refrativo poderá determinar se você é um candidato para cirurgia da vista cansada com iLASIK.

A técnica PRK, também com Excimer laser não é a indicada à correção da presbiopia, principalmente nos hipermétropes, que geralmente são a maioria.

Conclusão

No conteúdo de hoje conhecemos uma das condições mais naturais do ser humano, que é o envelhecimento e como ele afeta o nosso corpo, o nosso organismo e, é claro, nossos olhos!

No nosso caso, vimos como a presbiopia é uma condição natural, que afeta pessoas a partir dos 40 anos e que afeta a nossa capacidade de enxergar objetos próximos.

Esse problema oftalmológico não tem cura, mas vimos que os seus tratamentos resolvem grande parte de nossos problemas, proporcionando novamente uma visão nítida, seja com o auxílio de óculos ou lentes de contato, seja com a ajuda de procedimentos cirúrgicos.

Gostou do conteúdo? Continuem conosco, aqui no blog temos muitos artigos sobre saúde oftalmológica.

Está com algum incômodo e quer averiguar o possível problema? Entre em contato conosco, aqui no Hospital Provisão, nossa equipe de especialistas está empenhada em cuidar da saúde dos olhos, visando o bem-estar e qualidade de vida, para que cada pessoa possa desfrutar o melhor que a visão tem a oferecer.

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Provisão em seu e-mail.