Foto do Perfil

Provisão

online
X

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.

X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos? Banner Mobile: O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos?

Blog

O que é Presbiopia e quais os principais tratamentos?

Você chegou aos 40 anos e começou a sentir uma dificuldade maior para enxergar de perto? Não precisa ficar desesperado, pois é muito provável que você esteja com presbiopia, também chamada de “vista cansada”. Essa condição, que é absolutamente comum a partir desta faixa etária, tem algumas opções de tratamentos.

Nosso artigo de hoje vai explicar de forma mais detalhada como este problema oftalmológico desencadeia em nossas vidas. Vamos conhecer os sintomas, as causas, o diagnóstico, e por fim conheceremos os tratamentos disponíveis para enfrentar a presbiopia. Estão prontos?

Mas antes de começar, fica a dica: se estiver com algum incômodo ou dificuldade para enxergar, não hesite em buscar ajuda com profissionais qualificados.

Aqui na Provisão, setor oftalmológico do Hospital Almodin em Maringá, Paraná, temos como missão oferecer serviços especializados em saúde ocular.

O que é a presbiopia?

A presbiopia, ou “vista cansada”, aparece por volta dos 40 anos porque o cristalino, ou a lente do olho, vai perdendo a sua flexibilidade, e vai ficando cada vez mais difícil focar em objetos próximos.

O que acontece nesta situação? O seu braço vai esticando, para permitir que seus olhos enxerguem com mais clareza.

É um problema que causa muito desconforto porque muitas pessoas que nunca precisaram fazer uso de óculos durante toda a vida irão passar a ter essa necessidade.

Podemos afirmar que a presbiopia inevitavelmente vai acometer você, e quando isso acontecer as opções de tratamentos serão apresentadas.

Quais os sintomas que a presbiopia pode apresentar?

Falar de sintomas em problemas oftalmológicos requer bastante cuidado e atenção. Isso porque há sintomas que podem ser sinais de diversos problemas de visão, e somente um olhar profissional vai conseguir diagnosticar o que está acontecendo de fato contigo.

Mas em regra os sintomas de presbiopia são:

● Uma dificuldade para focar objetos de perto, ou de ler um livro, ou entender a bula de uma medicação, é o principal sintoma de presbiopia;

● Dores de cabeça que surgem após realização de tarefas que demandam você forçar a visão de perto;

● Necessidade de ter mais luz para conseguir uma experiência mais satisfatória com a visão de objetos muito próximos;

● Necessidade de se afastar mais do objeto para que a visão seja minimamente satisfatória.

Outros sintomas possíveis:

● Visão borrada;

● Manchas de visão de perto;

● Vermelhidão e lacrimejamento;

● Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas.

O que leva alguém a ter presbiopia?

Já falamos aqui que a presbiopia é um condicionamento natural do envelhecimento, e que por isso é inevitável e todos nós passaremos por esta situação em algum momento de nossas vidas.

Porém, há outros fatores que podem desencadear um quadro de presbiopia:

● Diabetes;

● Anemia;

● Esclerose Múltipla;

● Tabagismo.

Entre o grupo de predispostos podemos incluir também os pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e antidepressivos, ou que passaram por traumas e cirurgias intraoculares.

Como a presbiopia é diagnosticada?