X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: O Anel de Ferrara ™ melhora a visão? Como é a recuperação? Banner Mobile: O Anel de Ferrara ™ melhora a visão? Como é a recuperação?

Blog

O Anel de Ferrara ™ melhora a visão? Como é a recuperação?

Enxergar perfeitamente é um dos principais sonhos de todos nós, não é verdade? Porém, é preciso admitir que a quantidade de doenças oftalmológicas tem crescido bastante ao longo do tempo e por isso, manter a saúde dos olhos tem sido um desafio e tanto. 

Para ajudar neste processo, alguns procedimentos surgiram para oferecer mais qualidade de vida para as pessoas e o implante do Anel de Ferrara™ é um deles.

Neste conteúdo vamos conhecê-lo e entender como o implante de anel tem contribuído para o aumento da saúde oftalmológica das pessoas, e que por consequência tem melhorado a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes que necessitam deste procedimento. Vamos nessa?


O que é o Anel de Ferrara ™?

Anel de Ferrara™, também conhecido como anel intraestromal corneano, é uma estrutura formada por dois semicírculos ou um círculo, de espessuras variadas de 5 mm ou 6 mm de diâmetro, feitos de polimetilmetacrilato.

Este material usado, por sinal, é o mesmo utilizado para fabricar lentes intraoculares há mais de cinco décadas, sendo até então bem tolerado pelo organismo.

O implante de Anel de Ferrara™, quando feito, é colocado cirurgicamente no estroma  (camada mais espessa da córnea) para remodelar sua forma. Isso permite uma melhora na visão e retarda a progressão do ceratocone.


Qual a função do Anel de Ferrara™?

O implante de Anel de Ferrara™ é mais um dos passos utilizados para melhorar a visão e a qualidade de vida dos pacientes com ceratocone, sem a necessidade de um transplante de córnea, que é um procedimento muito mais complexo e arriscado.

Esse tipo de implante tem como função reduzir a curvatura da córnea, o que também proporciona redução do astigmatismo irregular, bem como a melhora da acuidade visual. 

O implante do Anel de Ferrara™ tende a ser usado como tratamento ideal para o ceratocone, e é indicado nos seguintes casos:

1. Pacientes que possuem ceratocone em evolução.

2. Pacientes que possuem a doença estável, mas intolerantes a lentes de contato e não conseguem boa visão com óculos.

3. Degeneração marginal pelúcida;

4. Astigmatismo pós ceratoplastia penetrante;

5. Astigmatismo irregular pós ceratotomia radial.

6. Pacientes com córnea fina e não podem se submeter ao excimer laser, para correção de miopia e ou astigmatismo


Quais os benefícios do Anel de Ferrara ™ no tratamento do ceratocone?

São vários os benefícios que o implante do Anel de Ferrara™ proporciona para o paciente, a começar pela rapidez do processo de recuperação, o risco muito pequeno de complicações e a ausência da possibilidade de rejeição pelo nosso organismo. 

Essas vantagens já o diferenciam bastante, por exemplo, do transplante de córnea. Mas, temos outros benefícios que o implante do Anel de Ferrara™ possui:

● Procedimento totalmente reversível e reajustável:

Essa é uma das grandes vantagens do procedimento de implante do Anel de Ferrara™. Ele é reversível, o que permite que ele seja retirado, trocado ou ajustado, dependendo da situação e da necessidade. 

● Adaptável a córnea:

Ele é projetado para se adaptar individualmente à córnea do paciente, sendo assim ele acaba sendo um procedimento personalizado. 

● Melhora a qualidade visual:

São muitos os depoimentos que vemos em sites especializados de pacientes que relatam uma melhora significativa na qualidade da visão. Isso acontece porque o implante do Anel de Ferrara™ promove uma melhor distribuição da luz na córnea, atendendo as distorções visuais características do ceratocone. 

● Posterga o avanço do ceratocone:

O implante do Anel de Ferrara™ possui essa grande vantagem de proporcionar uma melhora da visão e posterga ou impede que o ceratocone avance. Isso permite que o paciente ganhe qualidade de vida e não precise recorrer ao transplante de córnea, procedimento muito mais complexo e arriscado.

● Procedimento seguro e rápido:

Sim, uma grande vantagem do implante do Anel de Ferrara™ é que o procedimento  atualmente pode ser implantado com o uso do laser de femtosegundo que demora em média 40 segundos para confeccionar os túneis onde são implantados. Além da rapidez, vale destacar que o procedimento é bastante seguro.


Qual o índice de sucesso da cirurgia de implante do Anel de Ferrara™?

Implantar o Anel de Ferrara™ é um procedimento bastante seguro, como já falamos. Mas vale destacar ainda mais esta parte, já que a taxa de sucesso do anel implantado com o laser de femtosegundo é de cerca de mais de 90% dos casos. 


Como é a recuperação do procedimento de implante do Anel de Ferrara™?

Uma das principais etapas do implante do Anel de Ferrara™ é a recuperação, o chamado pós-cirúrgico, que demanda alguns cuidados.

Para começar, é imprescindível que o paciente siga à risca todas as orientações feitas pelo oftalmologista, pois é a partir desta disciplina bem cumprida, que a recuperação pode ser considerada tranquila e segura.

Normalmente com três, ou no máximo cinco dias de cirurgia o paciente já consegue retornar a sua rotina, e aí é só manter alguns cuidados básicos, como o uso de colírios e nunca coçar os olhos, além de retornar sempre que necessário ao oftalmologista para monitorar o sucesso do procedimento.

A recuperação completa da visão tende a acontecer somente a partir de dois ou três meses, e durante esse período é comum o paciente apresentar visão flutuante.

No processo de recuperação o protocolo básico se faz com o uso de colírios antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificantes para evitar infecções e aumentar o conforto.

Outros cuidados básicos que o paciente deve tomar, sobretudo no primeiro mês:

● Não tomar banho de piscina ou de mar;

● Não frequentar saunas;

● Evitar o uso de maquiagens;

● Não praticar atividades físicas de contato ou com bola;

● Dormir sobre o lado oposto ao olho operado;

● Sempre lavar as mãos antes de aplicar colírios ou lavar o rosto;

● Caso precise limpar os olhos, o mais adequado é que a limpeza seja feita com gaze e soro fisiológico.


Conclusão

Hoje conhecemos um pouco mais sobre o procedimento de implante de Anel de Ferrara™, uma opção rápida e segura, que tem ajudado muitos pacientes que lutam contra o avanço da ceratocone.

A cirurgia já se mostrou um grande sucesso, e tem ajudado muitas pessoas a não precisarem recorrer ao transplante de córnea.

Gostou do conteúdo? Então continue conosco e navegue por nosso blog, que nele temos muito mais conhecimento sobre oftalmologia.

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Provisão em seu e-mail.