Foto do Perfil

Provisão

online
X

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.

X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: Entenda a relação entre diabetes e saúde ocular Banner Mobile: Entenda a relação entre diabetes e saúde ocular

Blog

Entenda a relação entre diabetes e saúde ocular

A saúde é um dos pilares essenciais para que tenhamos uma vida de bem-estar e qualidade. Cuidar dela é nossa obrigação, e ter conhecimento sobre tudo que cerca nosso organismo é o passo inicial para este cuidado. Entender, por exemplo, que o diabetes é uma doença metabólica que tem o poder de causar problemas no coração, nos rins, e na visão, é muito importante para que possamos evitar ou ao menos tratar com antecipação.

No conteúdo de hoje vamos conversar exatamente sobre a relação que o diabetes possui com a nossa visão, conhecendo mais detalhadamente a doença e entendendo como ela impacta a nossa saúde ocular. 

Veremos como ela pode causar complicações oftalmológicas, e conheceremos os principais problemas oculares relacionados ao seu diagnóstico.

Uma boa leitura.

O diabetes

O diabetes é um dos grandes males de nossa contemporaneidade, muito por conta de algumas de suas causas, que envolvem sedentarismo e excesso de peso, situações muito comuns em nossa sociedade atual.

Claro que há diversos outros fatores que podem desencadear o diabetes, como a predisposição genética, a idade, pressão alta e apneia do sono.

Mas afinal de contas, o que é a diabetes?

O diabetes é uma doença crônica e metabólica, que impacta a forma como o nosso corpo metaboliza a glicose, fonte essencial de energia.

Ela ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina (hormônio responsável por controlar o nível de glicose no sangue), gerando um quadro de acúmulo de glicose, também chamado de hiperglicemia.

Esse quadro alterado acaba gerando diversos problemas no organismo, como complicações nos rins, no coração e no cérebro.

A relação entre diabetes e saúde ocular  

Outra área impactada pelo diabetes é a nossa visão, e a depender do grau e da gravidade pode causar problemas como catarata e glaucoma, e até mesmo levar à cegueira.

No estágio inicial, o açúcar elevado no sangue consegue alterar os níveis de líquidos ou causar inchaço nos tecidos dos olhos.

Entretanto, se essa condição se mantiver por muito tempo, e o nível de glicose permanecer alto, os vasos sanguíneos localizados na parte posterior dos olhos podem ser afetados, causando algumas doenças oculares que veremos a seguir.

  • Catarata

A catarata é um dos mais comuns males oculares que temos. 

Ela é uma doença caracterizada pela opacidade do cristalino (a lente natural do olho), que normalmente é transparente, permitindo a passagem de luz para a retina, onde as imagens são formadas.

Entretanto, em situações de anormalidade ela se apresenta opaca, sendo a luz bloqueada e a visão assim é prejudicada.

Agora que já conhecemos o conceito de catarata, podemos apontar esta observação: pessoas com diagnóstico de diabetes têm 60% mais chance de desenvolver essa doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Quem tem diabetes tende a desenvolver a catarata mais cedo, e também tende a sofrer com uma progressão da doença mais rápida.

  • Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética, como o próprio nome sugere, é consequência direta do estágio do diabetes em nosso organismo.

Ela possui relação direta com o tempo de evolução do diabetes na pessoa.

E como ela se apresenta?

A retinopatia se apresenta quando os níveis de glicose no sangue estão altos, afetando os vasos sanguíneos da retina, que se rompem, causando inflamação, e podendo gerar um vazamento de fluído na retina.

De um modo mais geral a retinopatia diabética causa visão embaçada e distorcida, mas também podemos verificar outros sintomas como perda da visão central ou periférica, visão noturna danificada, dificuldade em distinguir cores, pontos ou manchas flutuantes no campo de visão e cegueira.

O seu diagnóstico é fundamental para inibir a evolução da doença para um quadro irreversível.

Para isso, é muito importante a ida regular ao oftalmologista para a realização de exames periódicos e do rastreamento de doenças.

  • Glaucoma

O glaucoma é uma doença oftalmológica que afeta os olhos, sendo provocada pela elevação da pressão ocular, que torna a drenagem do humor aquoso mais lenta. 

Esta falha na drenagem causa compressão dos vasos sanguíneos que transportam sangue para a retina e o nervo óptico, possibilitando o aumento da pressão intraocular.

Ela não tem cura, e precisa ser tratada o quanto antes para que assim consiga se evitar a consequência mais grave deste problema, que é a cegueira. 

Sua relação com o diabetes é grande, haja vista que pessoas com diabetes têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma.

Como cuidar da saúde ocular

Agora que conhecemos o diabetes e entendemos quais consequências ela gera para a nossa saúde ocular, vamos conhecer formas para prevenir estas complicações e continuar a ter uma visão saudável.  

  • Controle do diabetes

A primeira recomendação é a mais óbvia, mas também a principal, mais importantes. É preciso manter os níveis de glicose no sangue equilibrados para prevenir danos aos vasos sanguíneos nos olhos.

  • Exames oculares regulares

A medicina oftalmológica evoluiu muito com o tempo, e hoje em dia é uma grande aliada na antecipação de problemas oculares. Realizar exames regulares de retina, por exemplo, pode detectar problemas de visão de forma precoce, facilitando o tratamento.

  • Controle da pressão arterial

Vimos que a pressão alta é uma das inimigas de nossa saúde, podendo causar diabetes e problemas oculares, por consequência. Por isso é muito importante manter a pressão arterial e os níveis de colesterol sob controle.

  •  Adotar um estilo de vida saudável 

Há fatores que podemos controlar com mudanças de hábitos, como uma melhor alimentação, que seja balanceada, com mais frutas e verduras e menos alimentos ultraprocessados, com mais atividades físicas, e fugindo do tabagismo e do excesso de álcool no organismo.

Procurar ajuda profissional