Provisão
onlineOlá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.
Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.
Blog
O ceratocone, por ser uma condição ocular complexa, tem despertado desde sempre muito interesse para pesquisas e estudos no universo médico científico. Esse interesse tem, por sua vez, permitido que os tratamentos para a doença evoluam constantemente, com diferentes abordagens, técnicas, além de outros avanços, que oferecem novas perspectivas de melhoras, além de resultados mais eficientes para os procedimentos mais tradicionais.
Essas inovações têm oferecido mais esperança e possibilidades de melhora da qualidade de vida para todos os pacientes.
No conteúdo de hoje vamos conversar sobre os principais avanços que vem revolucionando os tratamentos para o ceratocone, mostrando os resultados animadores que cada nova abordagem apresenta para a comunidade médica e para os pacientes.
Uma boa leitura.
O ceratocone é uma anomalia ocular que foi descoberta séculos atrás, mais precisamente em 1736, quando o primeiro paciente foi descrito na comunidade médica.
Atualmente ele acomete cerca de 150 mil brasileiros por ano, ocorrendo sobretudo por fatores alérgicos e genéticos, se manifestando, principalmente, até os 35 anos de idade.
Podemos defini-la, de uma forma mais simples, como sendo a deformação da córnea, que assume o formato de cone, dando jus ao seu nome.
Essa distorção leva a pessoa a ficar com a visão embaçada e distorcida, necessitando assim de tratamento oftalmológico para que estes incômodos cessem ou ao menos diminuam.
É preciso saber que até os dias atuais a medicina ainda não cravou com exatidão os fatores mais decisivos que levam um paciente a este estado, levando a comunidade médica a continuar estudando e pesquisando esta doença ocular.
Estas pesquisas têm proporcionado, entretanto, o surgimento de inovações no tratamento do ceratocone, com resultados positivos, e que veremos a partir de agora.
Mesmo não sabendo exatamente o fator decisivo para a aparição do ceratocone, temos fatores de riscos diversos que podem ser associados com a doença.
Entre estes fatores se encontra a genética, a idade, alergias oculares, síndrome de Down, histórico de cirurgias oculares, fricção ocular excessiva, prurido, condições associadas e casamentos consanguíneos.