Provisão
onlineOlá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.
Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.
Blog
Leonardo da Vinci dizia que “os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”. Essa é uma grande verdade, não é? Nossa visão é cercada de muito mistério e importância e por isso cuidar dela deveria ser regra essencial da vida. Porém, muitas vezes negligenciamos nossa saúde ocular, acreditando em crenças e mitos ao invés de visitar regularmente um oftalmologista e buscar as informações verdadeiras.
Neste conteúdo especial vamos te ajudar a separar tudo que é boato, lenda ou mito do que é verdade sobre a saúde ocular.
Porque com a saúde dos nossos olhos não se brinca. Vamos começar?
Essa informação não procede, é um mito que precisamos rebater.
Da mesma forma que precisamos visitar regularmente um cardiologista para cuidar e antever problemas do coração, devemos visitar um oftalmologista para cuidar da forma correta dos nossos olhos, evitando futuras doenças, muitas delas silenciosas, que podem inclusive nos levar à cegueira.
Essa afirmação é uma verdade que devemos estar sempre atentos. Há um aumento significativo nas doenças oculares e uma das causas é o uso excessivo de smartphones e computadores.
Estamos vendo cada vez mais crianças com problemas oculares como miopia e adultos com dores de cabeça constantes, além de cansaço da vista ou com a síndrome do olho seco. Tudo gerado pela exposição excessiva à eletrônicos como tablets, smartphones e notebooks.
Outro mito difundido e que só prejudica a nossa saúde ocular.
Os colírios, por mais inofensivos que possam parecer, são medicamentos, que quando usados de forma indiscriminada e sem acompanhamento profissional podem gerar efeitos colaterais sérios, que levam à cegueira, inclusive.
O colírio não serve para limpeza dos olhos, como muitos acreditam, mas sim para sanar problemas oculares específicos.
Com certeza sua mãe já lhe disse isso alguma vez na vida, correto? Pois bem, pode acreditar, pois essa é uma verdade até fácil de explicar.
A cenoura tem betacaroteno, substância que protege a pele e a visão, e ajuda a prevenir a deterioração da mácula. É uma das maiores fontes de vitamina A, que ajuda a saúde ocular.
Mas vale uma observação: a cenoura sozinha não faz milagre. É preciso uma alimentação balanceada, junto com práticas oculares saudáveis e visitas ao oftalmologista.
Essa afirmação é um mito, mas que demanda esclarecimentos.
Em ambientes com pouca luz, as nossas pupilas precisam se dilatar para aumentar a entrada de luz, facilitando a leitura.
Esse movimento em si não prejudica a nossa visão de forma mais séria. Entretanto, pode gerar sim incômodos como dores de cabeça ou fadiga nas vistas, tudo de forma temporária.
Essa informação é verdadeira e deve ser difundida para todos.
Coçar os olhos é um costume que pode prejudicar bastante a visão, porque pode desencadear o ceratocone.
Ou seja, nada de coçar os olhos daqui para frente.
Mesmo que muitas das vezes esse sintoma represente a conjuntivite, essa informação no geral é falsa, portanto, um mito.
Podemos pensar em várias outras causas para vermelhidão nos olhos: aumento da pressão ocular, síndrome do olho seco, uveíte, úlceras de córnea, blefarite, hemorragia subconjuntival, pterígio, todos esses fatores podem deixar o nosso olho vermelho.
O ar-condicionado pode ser um grande aliado nosso para o calor, mas sim, ele pode prejudicar nossos olhos, principalmente a lubrificação deles. Ou seja, a afirmação feita é verdadeira.
O uso do aparelho resfria o espaço, proporcionando baixa umidade ao ambiente, e consequentemente, as lágrimas evaporam mais rápido e os olhos perdem lubrificação.
Outras queixas bem comuns de pessoas que se expõem por muito tempo ao ar-condicionado são olhos vermelhos, ardência, coceira, sensação de corpos estranhos e visão embaçada.
Outro mito que precisa ser rebatido é este pensamento que relaciona a leitura em movimento com doenças oculares como descolamento de retina.
Não existe nenhuma base científica para associar problemas oculares com a leitura feita em ônibus ou carro, por exemplo.
O que acontece é um esforço maior para mantermos nosso foco na leitura e ele pode gerar situações de incômodo ou enjoo, mas não por conta de problemas oculares, e sim pelo esforço para nos mantermos focados no texto.
Olhar diretamente para o sol, sem o uso de óculos com proteção UV, pode sim causar danos sérios à visão. Essa afirmação é verdadeira e merece toda a atenção do mundo.
Os raios solares emitidos pelo sol sem proteção UV podem ser prejudiciais aos nossos olhos. Podem acarretar catarata precoce e queimaduras no fundo do olho.
Então curta, comente, compartilhe e difunda o bom conhecimento para todos os seus amigos e familiares.
Temos muitos outros artigos também sobre saúde ocular e tudo que envolve os nossos olhos. Basta clicar aqui para ter acesso aos nossos conteúdos.
Está sentindo algum incômodo nos olhos ou quer se consultar para cuidar corretamente da visão? Entre em contato conosco!
O Hospital Provisão, em Maringá, é referência internacional em saúde ocular, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e completa para diversas soluções oftalmológicas.