Quem acompanha nossos conteúdos de oftalmologia já sabe que à medida que envelhecemos ficamos muito mais aptos a ter algum problema ocular. O avançar da idade acaba sendo um facilitador para que doenças da visão, como a degeneração macular, apareçam e prejudiquem a nossa qualidade de vida. Entretanto, contamos sempre com a ciência e as novas descobertas médicas para tratar, retardar ou até mesmo reverter os danos causados pelos distúrbios oculares.
Entendendo a degeneração macular
A degeneração macular, como o próprio nome sugere, é uma doença ocular que atinge a mácula, uma pequena região central da retina. Na mácula se concentram fotorreceptores responsáveis pela nitidez e percepção de detalhes. Ou seja, quando começamos a perceber problemas e incômodos relacionados à mácula, é porque a nossa capacidade de enxergar claramente está prejudicada.
Passamos, então, a perder gradualmente a visão central, além de começar a enxergar as imagens de forma distorcida.
- Degeneração macular seca: Acontece quando proteínas e gorduras se acumulam no fundo do olho formando cristais, chamados de drusas.
- Degeneração macular úmida: É a forma mais grave, devido à formação de vasos sanguíneos anormais na região da retina.
Sintomas na degeneração macular
A fase inicial da degeneração macular apresenta poucos sintomas, o que dificulta o entendimento da real situação da pessoa. É somente a partir do seu avanço que alguns sintomas podem aparecer, como a percepção de um escotoma (mancha) no centro do campo visual. Esta área manchada tende a evoluir com o passar do tempo.
- Crescente dificuldade de adaptação a ambientes com baixa luminosidade.
- Dificuldade de leitura e presença de pontos cegos.
- Perda da visão central lenta e sem dor ao longo dos anos.
- Distorção grave na visão.
- Objetos com aparência esmaecida ou pouco detalhada.
- Redução da intensidade das cores.
Degeneração Macular: novos tratamentos e descobertas
Nestas últimas décadas a ciência médica evoluiu bastante, encontrando formas, terapias, cirurgias e medicamentos que vêm impactando positivamente os tratamentos de diversas doenças oculares. Vamos agrupar agora as principais novidades surgidas nos últimos anos sobre o tratamento de Degeneração Macular.
Terapia gênica para doenças oculares
A terapia gênica é uma das mais novas descobertas em prol dos tratamentos de doenças que possuem origem genética. Essa técnica inovadora tende a ser cada vez mais uma grande aliada para o tratamento de doenças genéticas raras da retina, mas também de outras que não são apenas genéticas, como a Degeneração Macular Relacionada À Idade.
Medicamentos Antiangiogênicos
Os antiangiogênicos são substâncias que inibem a formação de novos vasos sanguíneos. Eles estão indicados para tratar a membrana neovascular subretiniana que ocorre na forma úmida da doença.
Vabysmo
Uma das grandes esperanças para o tratamento de Degeneração Macular é o Vabysmo, considerado uma revolução para tratar tanto a DMRI neovascular (úmida) quanto o Edema Macular Diabético (EMD).
Brolucizumabe
O Brolucizumabe tem se destacado por sua posologia diferenciada, permitindo que o tratamento dure até três meses, enquanto outros medicamentos necessitam de aplicações mensais. Estudos clínicos indicam seus grandes benefícios para pacientes com DMRI.
Para saber mais sobre cirurgias que podem auxiliar no tratamento da DMRI úmida, confira nossa página sobre Vitrectomia.
Além disso, outros problemas relacionados à retina também podem se beneficiar dessas novas descobertas. Por exemplo, o Buraco Macular apresenta sintomas e tratamentos que compartilham semelhanças com os da DMRI, o que pode auxiliar no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.
Conclusão
No conteúdo de hoje, conhecemos um pouco mais da Degeneração Macular, uma doença ocular grave, que pode levar à cegueira. A medicina, com seus avanços, continua sendo uma aliada na batalha contra a doença, proporcionando novas esperanças para pacientes que buscam melhorar sua qualidade de vida.
Para aqueles interessados em saber mais sobre como o avanço das cirurgias oftalmológicas pode impactar outras condições oculares, sugerimos também nosso artigo sobre Cirurgia Refrativa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo!
Está com algum sintoma ou deseja realizar uma consulta oftalmológica? No Hospital Provisão, nossa equipe de especialistas está empenhada em cuidar da saúde dos seus olhos. Entre em contato e agende sua consulta.