X
(44) 3262-2061

PROVISÃO HOSPITAL DE OLHOS DE MARINGÁ

Banner Desktop: O que é Vitrectomia e como é a recuperação? Banner Mobile: O que é Vitrectomia e como é a recuperação?

Blog

O que é Vitrectomia e como é a recuperação?

A oftalmologia é uma das áreas da medicina que mais tem avançado em tratamentos e cirurgias para correção de problemas e curas de doenças. São várias as patologias que contam com técnicas avançadas para correção e podemos dar como exemplo a cirurgia de vitrectomia, um dos mais eficientes procedimentos relacionados a problemas na retina.

Mas você sabe exatamente o que é vitrectomia? Em quais situações ela é indicada? E como é a recuperação de um paciente que acabou de se submeter a esta cirurgia?

Se você se interessou por estas perguntas, então este conteúdo foi feito para você. Confira!


O que é a Vitrectomia?

Vitrectomia é a cirurgia que trata doenças da parte posterior do olho, incluindo o vítreo e a retina, partes nobres do nosso olho. 

O procedimento em si é feito a partir da remoção do gel transparente que preenche nosso olho, chamado de vítreo. Ele que permite manter a forma do olho, e é constituído por 99% de água. 

A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral. Na maior parte dos casos ela é realizada sob anestesia local, e é indicada para uma série de problemas oculares, que veremos logo a seguir.

A vitrectomia é realizada pelo retinólogo, que é o médico oftalmologista especializado em retina e vítreo.Por isso, é essencial que você, assim que perceber incômodos em sua visão, agende uma consulta esse especialista para investigar o problema e corrigi-lo. 

Aqui no Provisão temos uma equipe que está sempre empenhada em cuidar da saúde dos olhos, visando o bem-estar e qualidade de vida de todos os nossos pacientes. Nossa retinóloga é a Dra Bruna Gil.


A Vitrectomia é indicada para quais situações?

Essa é uma pergunta comumente feita por pacientes que descobrem alguma doença ocular de polo posterior. A cirurgia de vitrectomia é sugerida em alguns casos específicos, como:

● Buraco macular:

Esse problema, comum em paciente com mais de 60 anos, acontece quando uma abertura, ou “buraco”, se forma na fóvea (região da retina), gerando visão embaçada, ondulada ou distorcida. No Provisão, a Dra Bruna faz o transplante de retina em buraco macular grande.

● Retinopatia diabética:

Complicação da diabetes que afeta os olhos, e que acaba causando danos aos vasos sanguíneos que ficam na região posterior do olho, na retina.

● Descolamento de retina:

É uma alteração onde há o desprendimento da retina da superfície interna do globo ocular.

● Membrana epirretiniana:

É uma fina membrana que aparece em cima da retina causando um enrugamento da mesma, e por conta disso a pessoa acaba sentindo alguns distúrbios na área da visão.

● Hemorragia vítrea:

É o sangramento na parte interna e posterior do olho

● Síndrome de tração vitreomacular:

Alteração na interface vitreorretiniana, onde a presença de miofibroblastos impede o descolamento completo entre o vítreo posterior e a retina.

Outras situações que demanda a cirurgia de vitrectomia:

● Traumatismos oculares;

● Complicações do procedimento de catarata;

● Corpo estranho na cavidade do vítreo.

Como podemos ver, a vitrectomia é indicada para um número expressivo de doenças e problemas oculares.


É arriscado fazer vitrectomia?

Outra pergunta comum em pessoas que estão com alguma enfermidade na região dos olhos é relacionada aos riscos que o procedimento da vitrectomia oferece aos pacientes.

É preciso entender, antes de mais nada, que qualquer procedimento cirúrgico, e mais especificamente oftalmológico, oferece riscos normais e potenciais complicações ao paciente.

Por isso é importante todos os cuidados necessários, além do acompanhamento de profissionais capacitados. Os principais riscos da vitrectomia estão relacionados aos seguintes problemas:

● Infecções;

● Desenvolvimento de catarata (um pouco mais frequente nesse tipo de cirurgia);

● Aumento da pressão intraocular (glaucoma);

● Hemorragia;

● Descolamento da retina.


Como é a recuperação de um paciente de vitrectomia?

Uma das etapas mais importantes que envolve o tratamento ocular com base na cirurgia de vitrectomia é o pós-operatório. 

O processo de recuperação do paciente que acabou de fazer a cirurgia pode demorar de dias a semanas, vai sempre depender do caso e dos cuidados. Normalmente o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia.

Falando sobre o pós-operatório propriamente, ele é realizado a partir do uso de colírios, prescritos pelo oftalmologista, e que tem como função essencial reduzir edemas e inflamações.

Como suporte há também a receita de antibióticos e antinflamatórios, muito importantes nos mais diversos pós-operatórios. 

Os colírios costumam ser utilizados por cerca de 30 ou 40 dias, podendo ser reajustada a depender do caso. 

É preciso que o paciente entenda que os primeiros dias podem ter mais sucesso, se o paciente seguir à risca as recomendações.

Outra observação importante sobre o período pós cirurgia diz respeito ao retorno da visão. Ela normalmente melhora após algumas semanas após o procedimento, mas pode levar meses até o resultado final. 

O grande complicador acontece quando há o descolamento de retina primário ou recorrente. Nesse caso, o paciente precisa ser operado novamente.

Casos mais complicados, é possível que possa ter uma sensibilidade maior a luz e a claridade, assim como passe também a observar uma vermelhidão nos olhos e aquela impressão de olho seco que gera incômodo.

Para que isso aconteça em menor grau, algumas recomendações são feitas, e dentre elas a de manter a cabeça em uma posição adequada nas 2 primeiras semanas. É muito importante ter disciplina para que a recuperação aconteça da forma planejada.

O pós-operatório é relativamente tranquilo e com grandes chances de sucesso.



Conclusão

Este conteúdo teve como função apresentar a cirurgia de vitrectomia, uma das mais importantes para resolver problemas oculares.

Ela é recomendada em diversas situações, e a sua complexidade vai depender de vários fatores, sendo fundamental uma visita ao oftalmologista assim que perceber qualquer incômodo nos olhos.

A recuperação para cirurgias de vitrectomia é relativamente tranquila, e basta que o paciente siga à risca todas as recomendações do especialista para que tudo possa ocorrer bem.

Gostou do conteúdo? Continue conosco e leia outros artigos sobre o assunto.

Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco e agende uma consulta.

Assine nosso newsletter

Receba novidades e conteúdos da Provisão em seu e-mail.