Provisão
onlineOlá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) à Provisão. Estamos aqui para proporcionar serviços especializados em saúde ocular. Você quer agendar uma consulta? Quer conversar conosco e tirar suas dúvidas? Informe seu telefone e você será atendido em breve.
Saiba mais sobre os exames, soluções e tratamentos da Provisão.
Blog
Sempre que pensamos em problemas clínicos que inevitavelmente teremos um dia, um dos primeiros exemplos que vem à cabeça são as doenças oftalmológicas. É quase impossível o tempo passar e nossos olhos permanecerem intactos. Hipermetropia, astigmatismo e miopia são os mais comuns e é muito difícil não ter algum desses distúrbios depois de uma certa idade. Sendo o mais conhecido, a miopia desperta muito interesse. Afinal de contas, quais são as suas causas e seus tratamentos?
Neste conteúdo vamos conhecer um dos problemas oculares mais comuns que existe, a miopia.
Conheceremos as suas causas, seus sintomas, tratamentos, e veremos que apesar de ser um distúrbio de fácil correção, ainda são poucas as pessoas que de fato conhecem a fundo as características deste problema.
Boa leitura!
O primeiro passo é sabermos exatamente o que é a miopia e como ela se diferencia dos demais problemas oculares que podemos ter ao longo da vida.
Sendo bem didático, a miopia é um problema oftalmológico que se caracteriza pela dificuldade de enxergar à distância. A pessoa consegue ver os objetos mais próximos com nitidez, mas aqueles que estão mais longe aparecem embaçados.
Neste sentido ela se diferencia completamente da hipermetropia, caracterizada pela dificuldade da pessoa em enxergar objetos próximos.
Vamos entender um pouco melhor?
Para vermos um objeto de forma nítida e clara, é preciso que os raios de luz viajem através de sua córnea e lente ocular. Elas refratam a luz para que cheguem até a retina.
Chegando à retina, ela transforma a luz em sinais que viajam para o cérebro e se tornam, enfim, imagens.
Quando se tem miopia, a focalização da imagem acontece antes desta chegar à retina, propiciando que a pessoa consiga enxergar objetos que estão próximos, mas que tenha dificuldades de ver objetos distantes.
Ou seja, no olho com miopia a imagem não é formada corretamente na retina, e sim à sua frente, fazendo com que a imagem transmitida ao cérebro não corresponda à imagem correta.
Quando falamos que a miopia é um problema muito comum, não estamos exagerando: estima-se que cerca de 25% da população brasileira seja afetada pela miopia.
Por conta deste quadro, é muito importante entendermos seus sintomas, para que os tratamentos sejam feitos com mais rapidez.
Não tem muito mistério, o principal e mais importante sintoma da miopia é a dificuldade em enxergar objetos que estão distantes.
Esse embaçamento para enxergar de longe faz a pessoa forçar a visão, para que ao menos consiga ver minimamente aquele objeto.
Esse esforço acaba desencadeando outros sintomas que acabam vindo junto:
Dor de cabeça: causadas sobretudo pelo esforço que a pessoa tem para enxergar de longe
Visão cansada: outro sintoma que surge como consequência do esforço para se enxergar objetos distantes.
Lacrimejamento: a dificuldade de enxergar objetos de longe, e o esforço que isso gera, acaba resultando no lacrimejamento dos olhos, que acaba sendo mais um dos sintomas periféricos da miopia.
Outros sintomas:
Dificuldades para assistir televisão;
Dores nos olhos;
Apertar os olhos para enxergar melhor.